Como eu sei que Deus quer que eu Plante uma Igreja?

COMO EU SEI QUE DEUS QUER QUE EU PLANTE UMA IGREJA? 

“Como eu sei que o Senhor quer que eu vá lá?” é uma pergunta comum que eu recebo de jovens plantadores tentando decidir sobre plantar uma igreja. A resposta a essa pergunta é de extrema importância.

Um plantador de Igrejas é um chamado para um povo e um local

As pessoas têm opiniões diferentes sobre isso, mas eu vou dar-lhes a minha. Eu não acho que um plantador de igrejas deve ir plantar uma igreja até que ele seja chamado para um local e um povo específicos. Isto é um pouco complicado, porque sinceramente eu não acho que as pessoas sejam genericamente chamadas para a plantação de igrejas.Eu acho que elas são chamadas para plantar uma igreja em um determinado povo ou um lugar. Você não pode construir toda a sua visão a respeito de algo em sua experiência pessoal, mas vou compartilhar o meu chamado como uma ilustração.

Minha Jornada

Mesmo tendo sido rejeitado pela minha agência de missões denominacionais para ser um plantador de igreja (afinal eu tinha apenas 20 anos de idade e não tinha tido nenhum treinamento), Deus ainda falou aos nossos corações. Eu estava em Buffalo, Nova York, e Donna estava em casa. Voltei e disse a ela que quando eu estava na avenida Prospect com a rua Seventh em Buffalo, eu compreendi que o Senhor queria que eu plantasse uma igreja ali. Donna disse que ela estava orando e que Deus havia lhe dito a mesma coisa. Nós sabíamos naquele momento que deveríamos ir. Foi significativo, mas isso só aconteceu comigo uma vez. Eu plantei seis igrejas e o nível de clareza não era tão evidente. Mas sempre houve um senso de chamado.

A Confirmação através da Compaixão

A confirmação vinha até mim em cada local quando eu sabia que eu não podia fazer nada mais, exceto plantar a igreja entre as pessoas de um determinado lugar. Eu não podia fazer outra coisa ou fazê-lo em qualquer outro lugar.

Eu vivi no meu bairro atual durante quatro anos, antes de sair para plantar uma igreja. Eu estava alcançando alguns vizinhos e os convidava para irem à igreja, enquanto eu servia como um pastor interino em várias igrejas. Mas então Deus colocou um fardo no meu coração de que eu precisava plantar uma igreja para essas pessoas e para seus amigos. Todos os lugares em que eu plantei tinham uma coisa em comum. Eu tinha um fardo espiritual que envolveu um povo específico – dos pobres urbanos em Buffalo aos meus vizinhos no condado de Sumner, no Tennessee, décadas mais tarde.

Apaixone-se por um grupo específico de pessoas

A plantação de igrejas e o trabalho missionário são papéis únicos que requerem um chamado claramente discernido. O Apóstolo Paulo falou de forma consistente da responsabilidade que ele tinha por pessoas diferentes em locais diferentes.

Um plantador de igrejas deve se apaixonar pelo local e se apaixonar pelo povo. Quando eu me apaixonei pela minha esposa, eu queria saber tudo sobre ela e passar o máximo de tempo que eu pudesse com ela. Eu fazia coisas com ela que eu não faria normalmente. Eu aprendi coisas novas sobre seus interesses. Eu fiz isso com fervor, porque eu estava apaixonado por ela.

A mesma coisa é verdadeira sobre um povo e um local onde você está indo para plantar uma igreja. Você deve se apaixonar por seus interesses. Você precisa aprender mais do que qualquer outra pessoa sobre o local e o porque você está se apaixonando pelo local e pelo povo.

Ore e jejue por Discernimento

Ore e jejue até que Deus deixe claro o seu chamado para você. Lute com o Senhor até que seja irrefutável. Eu não quero um chamado geral para plantar uma igreja. Eu quero um fardo claro para um povo específico. Eu não posso plantar uma igreja até que meu coração se parta para o povo onde Deus tem me chamado para plantar uma igreja. Não comece uma igreja sem este chamado.

No final do dia, eu quero um chamado do tipo Macedônico. Paulo teve uma visão, na qual um homem da Macedônia chamava por ele: “Venha e nos ajude” (Atos 16: 9).

Não estou dizendo que você precisa de uma visão em um sonho e eu nunca tive um assim. Entretanto, eu nunca plantei uma igreja e não plantaria uma a menos que eu tivesse uma visão clara por um local e um povo e que eu soubesse no meu coração que Deus estivesse me chamando para “ir e ajudar” um certo povo em um local específico.

* Artigo concedido pelo autor. Fonte: www.churchleaders.com

Ed Stetzer
Presidente da LifeWay Research e da LifeWay’s Missiologist in Residence. Ele tem treinado pastores e plantadores de igrejas em cinco continentes, possui dois mestrados e dois doutorados, e tem dezenas de artigos e livros escritos. Ed é um editor contribuindo para Christianity Today, um colunista do Outreach Magazine e Catalyst Montly, faz parte do conselho consultivo do Sermão Central e Líderes do Christianity Today’s Building Church, e é freqüentemente citado ou entrevistado em canais de notícias, como USA Today e CNN.