O Evangelismo nunca muda, mas os métodos Sim

Evangelismo não é recrutamento.

O evangelismo não está nem mesmo ao alcance.

O esforço pode levar ao evangelismo, mas você pode estar ao alcance durante todo o dia e nunca anunciar as boas novas do evangelho de Jesus Cristo.

Evangelismo é quando as pessoas são desafiadas diretamente com o evangelho e convidados a responder.

Muitas pessoas podem tropeçar nesse ponto, mas nós sempre queremos que as pessoas ouçam e respondam às boas novas do Evangelho.

O Evangelismo nunca muda

O Evangelismo sempre envolve uma cruz sangrenta e um túmulo vazio. Ela sempre envolve a morte de Jesus na cruz por nossos pecados e em nosso lugar.

Esses fatos são uma constante. Sem essa mensagem, não há evangelização, pois não há uma boa notícia.

O Evangelismo é transcultural e universal, e vai ao longo de cada época de tempo. São homens e mulheres sendo chamados a confiarem e a seguirem a Jesus, de acreditar que a força do Evangelho transforma em cima do arrependimento de seus pecados.

Mas como fazemos o evangelismo, como chegamos ao ponto da proclamação do evangelho, é o que impacta pelo quando e onde da cultura.

Os Métodos de Evangelismo mudam ao longo do tempo

O Evangelismo sempre vai envolver o chamar as pessoas ao arrependimento, a confiarem e a seguirem a Cristo, e a nascerem de novo pelo poder do Seu Evangelho. Mas podemos pensar em eras de metodologias evangelísticas.

Algumas décadas atrás, muitas pessoas vinham a Cristo quando ouviam grandes pregadores de rádio. O evangelismo feito nas rádios foi significativo e de vanguarda. O ônibus de ministério na década de 1970 e 80 foi um dia um método de evangelismo significativo. (Minha irmã estava indo de ônibus para uma igreja em Long Island, fora da cidade de Nova York. Ela ouviu as reivindicações desafiadoras do Evangelho, então, confiou e seguiu a Cristo ainda como uma jovem garota. Isso levou a minha mãe a ouvir o Evangelho, e depois a mim a ouvir o Evangelho).

O Evangelismo nunca muda, mas os métodos sim

Cruzadas evangelísticas eram grandes reuniões tipicamente em um estádio ou arena onde as pessoas pudessem trazer seus amigos para ouvir as boas novas do Evangelho. Deus continua a usar reuniões como essa em todo o mundo.

Em 1988, eu comecei a minha primeira igreja em Buffalo, Nova York, seguindo imediatamente em uma Cruzada Evangelística de Billy Graham. Considere-se que o maior encontro de Graham no mundo foi em Seul, Coréia, em 1973, com mais de um milhão de pessoas.

Mas atualmente, o evangelismo baseado em reunião tem diminuído em freqüência e alguns debates têm sido de pouca eficácia. Ainda assim, esse método não terminou se Deus dotou alguém como um evangelista para equipar o povo de Deus para a obra do ministério para a edificação do corpo de Cristo. Graham, seu filho, Franklin, e outros ainda podem pregar em uma reunião e as pessoas irão para ouvir a verdade do Evangelho e muitos vão responder pela graça mediante a fé.

Eu lidero um pequeno grupo no meu bairro todo domingo à noite. Eu posso não ser capaz de levá-los para uma cruzada do Billy Graham, mas posso convidá-los para a minha casa, porque eles já me conhecem e confiam em mim. Meus vizinhos duas casas abaixo de um lado e mais três casas abaixo do outro lado vêm regularmente. Nós não temos que depender de evangelismo em larga escala.

A Associação Evangelística Billy Graham por si só concluiu que o evangelismo feito em casa é o método de evangelismo que Deus está usando em nossa sociedade. No que pode ter sido a última grande oportunidade de Billy Graham para compartilhar o Evangelho em um palco nacional, eles montaram a campanha evangelística “América Minha Esperança” para receber a mensagem do evangelho no maior número de casas possível.

Jesus Cristo é a única esperança para qualquer país em todos os tempos. Nossa honra e alegria é participar com Cristo na evangelização dos ainda não-crentes de forma eficaz.

Enquanto devemos ser gratos que a mensagem do evangelismo nunca muda, devemos orar para que sejamos sempre sensíveis aos métodos de mudança de modo que muitas pessoas tenham a oportunidade de ouvir as boas novas de Jesus Cristo.

* Artigo concedido pelo autor. Fonte: www.churchleaders.com

Ed Stetzer
Presidente da LifeWay Research e da LifeWay’s Missiologist in Residence. Ele tem treinado pastores e plantadores de igrejas em cinco continentes, possui dois mestrados e dois doutorados, e tem dezenas de artigos e livros escritos. Ed é um editor contribuindo para Christianity Today, um colunista do Outreach Magazine e Catalyst Montly, faz parte do conselho consultivo do Sermão Central e Líderes do Christianity Today’s Building Church, e é freqüentemente citado ou entrevistado em canais de notícias, como USA Today e CNN.