Plantação de Igrejas Excelentes


PLANTAÇÃO DE IGREJAS EXCELENTES

  

A plantação de uma igreja requer muita habilidade por parte de quem irá fazê-lo. Além disso, a nova comunidade deverá receber bastante suporte emocional, espiritual e logístico de sua mantenedora. Segundo pesquisas americanas para cada dez igrejas plantadas, apenas cinco conseguem ter êxito. Trata-se de um percentual bastante desafiador. É importante observar que está se falando de uma estatística levantada num país de primeiro mundo. Ou seja, sabe-se que por lá, na grande maioria dos casos, os plantadores recebem uma sólida educação primária e secundária; podem se formar em conceituados seminários teológicos; recebem um excelente suporte financeiro que lhes possibilita dedicação integral ao novo trabalho; contam com grande oferta de tecnologia e equipamentos; seguem excelentes planejamentos, etc. Ao dizer essas coisas tento chamar sua atenção para a seguinte pergunta: se com todas essas coisas a favor os americanos falham numa medida tão grande, o que pensar de nossos esforços no Brasil, onde nossos bravos plantadores têm, em grande parte dos casos, dificuldade para redigir uma redação de vinte linhas; estudam em seminários que cambaleiam de janeiro a dezembro para se manterem; precisam trabalhar duro em alguma empresa para se manterem, destinando à nova igreja apenas o tempo e o vigor que lhes sobram e, ainda, começam um novo trabalho sem nenhum tipo de planejamento?

Será que não temos nenhuma maneira de melhorarmos esse quadro? Estamos fadados à resignação? Só nos resta cruzar os braços e lamentar por termos nascido no Brasil? De jeito algum! Existem ferramentas simples e idéias acessíveis que podem elevar, em muito, a eficácia de nossas diligências. Foi pensando nisso que surgiu o Centro de Treinamento para Plantadores de Igreja, o CTPI. O desejo de todos nós do Centro é o de partilhar com nossos preciosos colegas brasileiros, experiências, estatísticas, estudos e sabedoria. Cada um dos diretores e colaboradores têm suas áreas de excelência, além de suas próprias laborações. E é, precisamente, na soma dessas peculiaridades de cada um que se encontra a riqueza e a singularidade do CTPI.

Portanto irmão querido, convidamos você a andar conosco. O desejo do CTPI é servir ao Reino do Senhor de maneira excelente. Os diretores do Centro, assim como seus colaboradores, estão sempre à busca de pesquisas, especializações, traduções de obras literárias aplicáveis ao contexto brasileiro, à procura de palestrantes nacionais e internacionais excelentes, entre outras coisas.

Após seus primeiros três anos de existência o CTPI contabilizou números bastante positivos que nos deixam com mais vontade ainda de sonhar e trabalhar para servir à igreja do Senhor Jesus em nosso querido Brasil.

Com amor e esperança,

Fabrini Viguier
Pastor da Igreja Plena de Icaraí e um dos diretores do CTPI