PALESTRA 03 – ARMANDO BISPO

Revitaliza minha alma, Senhor

Expressão do latim “Vitae”: Significa vida, o período entre o nascimento e a morte. Revitalizar, por sua vez, significa “fazer viver de novo”.

No entanto, é importante lembrar que estar vivo não garante o vigor da alma nem dos sonhos. O que conta é chama de vida que me encontra na minha casa, no meu coração, onde realmente sou quem sou.

PERGUNTA:
COMO HABACUQUE SOBREVIVEU DIANTE DO SOFRIMENTO DO POVO DE DEUS EM MEIO AO SILÊNCIO DE DEUS?
Por mais que nos julguemos sábios, realizadores, protagonistas na obra, a maioria de nós vive a perplexidade do questionamento.

Isaías 30.18: Contudo, o Senhor espera o momento de ser bondoso com vocês; ele ainda se levantará para mostrar-lhes compaixão. Pois o Senhor é Deus de justiça. Como são felizes todos os que nele esperam!

Habacuque, entretanto, tinha consciência disso e diz algo no capítulo 3 de uma maneira muito especial:
É poesia que revela o caminho da revitalização. É a “poesia e não uma tese acadêmica, é o modo que produz vida”.

Toda espera requer uma pausa!
O ritmo da vida se revitaliza na pausa. O ritmo da vida se revitaliza no silêncio. O ritmo da vida se revitaliza na celebração. O ritmo da vida se revitaliza esperança e a esperança pressupõe aguardo.

É necessário acreditar e agir em função do bem, como alguém que constrói uma arca e planta uma semente na terra árida e espera pela chuva ou pelo dilúvio no tempo certo, no tempo de Deus.

HABACUQUE FAZ A ORAÇÃO DO RECONHECIMENTO:
Senhor, ouvi falar da tua fama; temo diante dos teus atos, Senhor. Realiza de novo, em nossa época, as mesmas obras, faze-as conhecidas em nosso tempo; em tua ira, lembra-te da misericórdia. – Hb 3.2

Em sua oração, o profeta reconhece:
(1) O que Deus tem feito na história.
– Precisamos conhecer os feitos de Deus na história. No entanto, não se estuda Deus no sentido investigativo. Habacuque conhecia os feitos de Deus por ter um relacionamento com ele.
– Precisamos recuperar o prazer de caminhar a Deus e conhecê-lo durante a caminhada.

(2) Como Deus tem agido na história.

(3) O que só Deus pode ainda fazer na história.
– Habacuque faz o memorial da esperança. O profeta pondera e relembra os atos de Deus na história. É preciso voltar para a história e perceber o que você já tem. Trazer à memória o que pode dar esperança.

O que sai da boca de um coração revitalizado?
Hb 3.17,18.
Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação.

Salmo 42.11
Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.

“O homem revitalizado está firmado na rocha e antecipa o pior para triunfar com o melhor.
As promessas de Deus tangenciam o agora, mas miram na eternidade”

Download do PDF
2019-08-30T11:10:32-03:00

Comentar sobre esse post