Então, Dave, você poderia nos dizer quais foram os grandes desafios que você teve em seu ministério através dos anos?
Dave Ferguson: Bem, um dos grandes desafios ocorreu logo no início quando plantamos uma igreja. Era basicamente eu, meu irmão John e alguns amigos da faculdade.
E o sonho de plantar uma igreja que trouxesse impacto real na cidade de Chicago.
E éramos cinco pessoas… Ou seja, era um desafio absurdo!
Assim, de cabeça, esse era o maior desafio.
Ao longo do caminho existiram outros desafios também: mobilização de líderes, desafios financeiros, enfim, mas eu creio que o vácuo entre a visão e onde você está.
Aí está o desafio.
E é algo que você precisa fazer. Você sabe que não vai te parar. Mas é algo que te impulsiona a perseverar.
O que você acha que deveríamos falar sobre revitalização de igrejas?
Dave Ferguson: Eu sei que, no contexto norte americano, se você olhar as igrejas, você verá que 80% das igrejas estão no nível platô ou em decrescimento.
E se você olhar nesse número, 8 em cada 10 dessas igrejas, existe uma necessidade gigantesca de revitalização. Muitas delas realmente podem ser revitalizadas, trazidas de volta a vida e até dar nova vida. Eu creio que muitas delas pode se tornar igrejas reprodutoras; também pode se tornar igrejas multiplicadoras. E eu acho que tem algumas delas que podem morrer também. Encarar a dura realidade de que talvez a melhor opção seja fechar as portas. E entrar no processo que chamamos de ressurreição. Onde uma nova igreja ganha vida. Eu creio que existam várias opções na revitalização e considerar esse grande número de igrejas que precisam de revitalização isso sim é realmente importante.
E considerando jovens pastores ou jovens plantadores de igrejas. Qual conselho você daria a eles?
Dave Ferguson: Uma das coisas mais empolgantes que tem acontecido, falo em meu contexto, você deverá aplicar ao contexto brasileiro. Na América do Norte nós descobrimos em alguns estudos que fizemos que 83% de jovens pastores em igrejas crescentes diz que parte da deles visão para o futuro é multiplicação. Eles estão falando de plantar novas igrejas e novas localidades. Então, se eu tivesse que dar aos jovens pastores conselhos, eu diria:
“Pegue firme nessa visão!”
Pegue firme nessa visão e multiplique em todos os níveis: líderes, artistas, grupos, equipes, cultos, localidades, igrejas, redes de contatos. Eu tenho uma forte convicção que o melhor a se fazer quando se tem o dom de liderança, para maximizar esse potencial, é multiplicação em todos os níveis.
Voltando ao seu ministério, você tem algum grande medo… ou uma grande preocupação talvez?
Dave Ferguson: Como na igreja local?
Como pastor.
Dave Ferguson: Como pastor. Eu não costumo pensar frequentemente sobre isso. Provavelmente, um dos meus maiores medos é ficar sem tempo e o GAP, como disse inicialmente. Eu acredito que o GAP entre a visão e onde nós estamos, esse desafio de realmente fazer acontecer. Digo, uma doas coisas que sonhamos em Chicago, cidade que vivo, é começar 200 igrejas lá. Nós queremos começar uma igreja em cada vizinhança. Uma igreja em cada subúrbio através da Rede New Thing. Eu creio em rede de plantação de igreja. Nós plantaríamos dez mil igrejas, dez mil igrejas multiplicadoras globalmente. Nós estamos fazendo algum progresso significativo. Nós somos quinze, dezesseis igrejas até o momento, mas ainda há um longo caminho para se percorrer. Por isso, eu acho que o medo é “será que teremos tempo suficiente para realizar tudo isso?”
Agora, quando falamos da vida real de cada pastor, plantador de igreja, qual a importância da família, casamento.. quando o assunto é a vida do pastor?
Dave Ferguson: Eu creio que uma das coisas que enfatizo com jovens líderes.. duas coisas me veem a mente. Permita-me mudar de uma para duas. Uma é algo que eu e minha esposa constantemente dizemos um ao outro, enquanto cuidamos de nossa família “Se você falhar em casa, então você falhou de vez”. Claro que isso não completamente verdade porque Deus pode redimir qualquer coisa, mas eu quero viver desse modo. E eu creio que uma das vantagens que plantadores de igrejas tem se eles levarem em consideração, é que eles podem realmente criar a cultura na igreja que acomode suas famílias. Uma das coisas que fizemos na Community, nós nunca tivemos; eu nunca tive, reuniões regulares à noite. Então, todas as noites eu estava em casa para jantar e depois eu estaria no jardim jogando basquete com os meninos ou no quintal brincando de arremessos, ou fazendo alguma coisa com a Amy.
Eu fiz uma prática de ser treinador do time deles durante todo período estudantil. Minha filha Amy e eu tomávamos café da manhã uma vez por semana desde o jardim de infância até graduar no ensino médio.
E.. não é arrependimento algum nisso.
Eu acho que uma das coisas que nós temos que nos lembrar é que se estamos realmente construindo, edificando e multiplicando a igreja no modo que Deus ordenou, você terá uma grande família. Ele não quis que edificássemos a igreja sacrificando a família.
De um modo, inclui nossa família.
Dave Ferguson: Absolutamente. Eu acho que primeiro de tudo. E o outro ponto também.
A segunda parte. Como disse, duas coisas. O segundo ponto é que, como líderes, nós reproduziremos quem nós somos. Se você quer que outros pais, outras mães ou outros pais a serem grandes pais, grandes famílias como pastor, você é o líder, você precisa ser o exemplo porque você reproduzirá quem você é.
Aqui no Brasil temos tido um número considerável de pastores que tem cometido suicídio. Eu não sei como é lá. Mas, você tem alguma coisa a dizer sobre isso?
Dave Ferguson: Bem, Eu não estava sabendo disso. Isso machuca meu coração. Com certeza há muitas faces. Digo, a saúde mental é algo que precisa ser reconhecida. Precisa ser cuidada. E provavelmente, muitos de nós precisamos criar lugares seguros para pastores terem condições de falar sobre suas lutas. E não há necessidade de ser super herói. Eu acho que se nós criarmos lugares seguros para falarmos sobre nossas lutas. E se nós pensássemos que nossas igrejas fossem lugares seguros para tratarmos sobre problemas de saúde mental. Provavelmente, isso os ajudaria imensamente.
Bem, você pode nos dizer um pouco como a Conferência Exponential começou?
Dave Ferguson: Claro! Pouco mais de uma década. Existe essa conferência para plantadores de igrejas que acontece a mais de 30 anos. Mais ou menos 150, 200 pessoas participam. Depois da conferência, um monte desses se encontravam e perguntavam: “Quem quer ser o responsável para o próximo ano?” E ninguém queria ser o ser responsável.
Na verdade, meu amigo Todd disse “hey, eu gostaria de ser o responsável”. E o Todd tem uma mente brilhante. Ele é muito bom com logística, em fazer as coisas funcionarem, um estrategista brilhante. Mas não uma pessoa de linha de frente.
Então ele me ligou e disse “hey, estou responsável por essa conferência ano que vem. Que tal eu fazer toda a logística do evento e você ser o presidente? Você seria o homem de linha de frente.” Eu disse “Claro! Vamos fazer!” Então, assumimos e no ano seguinte tivemos cerca de 600 pessoas, e o evento decolou. No próximo ano tivemos mais de mil pessoas e apenas continuou a crescer. Agora, nós fazemos em Orlando para mais de 5500 líderes de igrejas. Temos também em seis regiões: Nova Iorque, Distrito de Columbia, Houston, Chicago, LA, São Francisco. E vamos adicionar mais regiões. E parece que nós poderemos até ir para a Europa no futuro próximo.
E qual o impacto que a Exponential tem tido nos Estados Unidos?
Dave Ferguson: É difícil saber com certeza, mas, uma coisa eu sei. Eu acho que nós refeito a conversa para muitos jovens líderes. Eu creio que uma das coisas que tem acontecido é que os jovens líderes têm começado a dizer “eu não quero fazer uma igreja crescer por crescer. O que eu adoraria fazer é que uma igreja crescesse e continuasse multiplicando.” E eles estão começando a ver que o padrão para isso, o padrão da igreja de Atos: Jerusalém, Judéia, Samaria, e Confins da Terra, são igrejas multiplicadoras. E o padrão depois disso. Na verdade, eles têm a chance de fazer parte disso. Parte de um movimento que realmente avança todo o Reino de Deus. E somado a isso, também aumenta o nível da liderança deles, para fazer o maior impacto possível. Eu creio que mais e mais líderes estão entrando nessa. E creio que a Exponential tem liderado a conversa com líderes nessa direção.
Nós recentemente fomos muito abençoados com o “Formado de Heróis”. O que você poderia nos dizer sobre como um cristão em sua igreja pode ser realmente um formador de heróis?
Dave Ferguson: Eu fiquei extasiado que vocês conseguiram publicar o livro em Português, e que as pessoas realmente ficaram empolgados com ele. Eu acho que uma das coisas para qualquer pessoa que particularmente lidera na igreja, seja num pequeno grupo, líder do ministério infantil, líder estudantil, qualquer tipo de liderança somado ao grupo que lidera a igreja, precisa olhar para a vida e liderança de Jesus.
E uma das coisas que ele verá sobre Jesus, como em João 14.12, é Jesus olha para seus discípulos e diz “Vocês farão as obras que tenho feito e vocês farão obras ainda maiores do que essas” Então, fazer o que Jesus estava dizendo é “Eu farei de vocês os heróis desse movimento”.
“Eu farei de vocês aqueles que irão levar o evangelho aos lugares que eu nunca irei”.
“Vocês serão aqueles que escreverão a Bíblia”.
E, se olharmos para Jesus, modelo de liderança, não era sobre Ele ser o herói. Ao contrário, era equipar outros para serem os heróis. Ele era o formador de heróis. Entendo que como líderes,
Como nós saímos do centro das atenções? Como colocamos outros sobre a plataforma? Como ajudamos os sonhos dos outros a tornarem realidade? Eu creio que temos que focar nisso: formar outros em heróis.
É assim que nós avançamos o Reino.
Por igrejas Missionais
Faça parte desse grupo de amigos e parceiros que tem contribuído para o avanço da igreja de Cristo no Brasil e em alguns outros países da América do Sul.
Nada disso seria possível sem amigos e parceiros que nos apoiam nessa tarefa. Alguns participam de forma mais indireta, inspirando e orientando.
Plantar novas igrejas para uma nova realidade!